Impressões PHP Conference Brasil 2013



PHP Conference Brasil 2013

A equipe de desenvolvimento da Raro Interatividade participou da edição da PHP Conference Brasil 2013 que, em sua 8ª edição, apresentou os temas e ferramentas mais relevantes do cenário atual, como Cassandra, PuPHPet (Puppet Lab), Vagrant, Go Lang, docker, RabbitMQ, RESPECT, FuelPHP, API Centric, Real-time APIs com websockets. Confira aqui quais foram os principais temas abordados durante o evento.

A Raro cobriu quase 100% dos conteúdos apresentados durante as palestras e atividades com a comunidade, que ocorreram nos dias 29 e 30 de Novembro.  Escrevemos esse post para registrar e compartilhar nossas impressões do evento que fechou o ano de atividades externas da nossa equipe, que participou também da Mobile Conference que ocorreu em São Paulo.

 

Impressões

Logo na abertura do primeiro dia com o Keynote "DevOps e PHP", entramos no universo de atuação da Raro Interatividade com as soluções atualmente desenvolvidas por nós, onde entregamos o software e o ambiente 100% integrados. Foram apresentados diversos desafios desse novo perfil profissional e as ferramentas que estão a nossa disposição, algumas das quais já utilizadas por nós.  Seguindo para o "PHP e Cassandra", a ferramenta PHPCassa destacou-se pela simplicidade. O Cassandra, possivelmente, entrará no conjunto de soluções desenvolvidas pela Raro.

A palestra "Técnicas de Otimização de Performance com PHP" contou com uma variedade incrível de dicas, apesar do pouco tempo que o palestrante tem para sua apresentação. Seguindo a linha de performance e escalabilidade, acompanhamos também as palestras "Real-time APIs com Web Sockets em PHP", "De um a um milhão de usuários - o caminho para a escalabilidade"  e "Guia do mochileiro para escalabilidade". Ficamos muito satisfeitos por perceber que estamos alinhados com as melhores práticas e ferramentas desse tema.

Na linha arquitetura de software, acompanhamos a apresentação "Domain-Driven Design com PHP" que demonstrou a implementação de projetos orientados a domínio com PHP.  Infelizmente não presenciamos a apresentação "SOLID", que teve uma boa repercussão no evento, porém a palestra que escolhemos não ficou atrás. "Conhecendo pthreads em PHP (nativo!)" apresentou, na prática e com demonstrações ao vivo, como o PHP pode tirar melhor proveito dos recursos de hardware com uma API simples e prática para utilização de threads.

A tendência API Centric de desenvolvimento de sistemas complexos fracionado em APIs, ou seja, cada funcionalidade/sub sistema encapsulado em uma API, foi vista nos dois Keynotes do segundo dia do evento "PHP + Go = Its nuts!" e "Agile API centric PHP Development: The Solution for accelerating Mobile markets", essa ultima com apresentação de Joe Stagner da Zend Technologies - The PHP Company, que apresentou a ferramenta Apigility que estamos ansiosos para testar.  Além das palestras já citadas, no segundo dia tivemos ainda "Criando APIs utilizando o micro-framework RESPECT", que foi uma apresentação excelente de uma das ferramentas mais interessantes representando os micro-frameworks PHP.  Por fim, "PHP e seus Demônios" demonstrou diversas formas de interação entre processos e "Mais performance com o MySQL 5.6" trouxe as novidades do MySQL 5.6 e os planos da Oracle para essa ferramenta, além de demonstrações práticas de sistemas de pequeno, médio e grande porte.

Rafael Garcia -  Arquiteto de Software

21 3253-RARO (7276) contato@raro.com.br
Avenida Abelardo Bueno, 1023
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Encontre-nos